Luta contra reforma da Previdência é pauta da reunião da Fenajufe

24/02/2017 - joebetho

A direção da Fenajufe faz neste sábado (21), em Brasília, a primeira reunião do ano. Os servidores devem debater e traçar as diretrizes a serem propostas para a categoria em torno das lutas contra a reforma da Previdência e a reforma Trabalhista. Está prevista a participação na atividade de um representante por sindicato filiado à Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e do MPU.

A emenda constitucional que muda a Previdência apresentada pelo governo de Michel Temer (PMDB) pode tornar o acesso à aposentadoria algo quase impossível para maioria dos trabalhadores brasileiros. Já as mudanças nas leis trabalhistas pretendidas pelo governo, que também apresentou projeto neste sentido, colocam em risco uma séria de direitos e tendem a esvaziar a Justiça do Trabalho.

O ano começa tendo como desafio para as entidades sindicais e os trabalhadores acelerar a mobilização contra as reformas de Temer. A pressa é decorrente da intenção declarada do governo de aprovar os projetos o quanto antes, ainda no primeiro semestre de 2017. A proposta de emenda constitucional da Previdência já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. A comissão especial que analisará a matéria, no entanto, só deverá ser instalada, na volta do recesso parlamentar, após a eleição do próximo presidente da Câmara, prevista para o dia 2 de fevereiro.

Unidade

Na avaliação do movimento LutaFenajufe, o possível êxito da campanha contra as reformas de Temer passa por uma mobilização conjunta não apenas do funcionalismo, mas também de trabalhadores dos setores privados e da população em geral. O coletivo LutaFenajufe reúne servidores que defendem a atuação sindical combativa e independente de governos e administrações de tribunais.

Na primeira reunião do ano Fórum das Entidades Sindicais Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), ocorrida na quarta-feira (18), foram definidas iniciativas a serem tomadas nesse sentido e aprovado um calendário de atividades para o período que abrange o final de janeiro e início de março. “Não teremos como enfrentar a reforma da Previdência com atuações isoladas e foi essa visão que prevaleceu na reunião do Fonasefe”, afirma a servidora Elcimara Souza, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dirigente da federação, que, ao lado de outros diretores da entidade, participou da atividade, realizada na sede da Fenajufe.

O calendário aprovado é o seguinte:

– 20/1: reunião das centrais sindicais para debater possíveis atuações conjuntas na luta contra a reforma da Previdência.

– De 31/1 a 02/2: abordagem de parlamentares nos aeroportos: material unificado a ser elaborado a partir de sugestão apresentada hoje.

– 10/2: protocolar pauta de reivindicações no Ministério do Planejamento Condsef e Fasubra vão apresentar proposta para que as outras entidades complementem.

– 8/2: reunião das entidades do Fonasefe: fechar campanha publicitária.

– 9/2: Reunião ampliada

– 8/3: Ato Nacional no Dia das Mulheres

– Orientar a participação das entidades nas reuniões que estão sendo encaminhadas parlamentares da Comissão de Legislação participativa.