Centrais convocam atos nesta quinta (18) pelo ‘Fora Temer’ e contra reformas

18/05/2017 - Shuellen Peixoto

Centrais sindicais que convocaram a greve geral ocorrida há duas semanas  agora chamam manifestações em várias cidades do país para esta quinta-feira, 18, na qual vão defender a imediata saída do presidente Michel Temer (PMDB) do cargo, o arquivamento das reformas da Previdência e trabalhista e a convocação de eleições.

Os protestos respondem às revelações, ocorridas na noite da quarta-feira (17), de que Temer teria pedido que a empresa JBS continuasse a dar uma mesada milionária ao ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, preso na Operação Lava-Jato, para comprar o seu silêncio. A conversa estaria gravada, embora o áudio não tenha se tornado público. O seu conteúdo constaria em delação premiada do dono da megaempresa do ramo das carnes ainda não homologada pelo Supremo Tribunal Federal. O escândalo, divulgado pelo jornalista Lauro Jardim, do jornal “O Globo”, ganhou repercussão nacional em poucos minutos e já suscitou protestos em várias capitais durante a noite.

Em caso de afastamento do presidente da República, a Constituição Federal prevê que o cargo seja ocupado interinamente pelo presidente da Câmara, que deve convocar eleições indiretas no prazo de três meses. A realização de eleições diretas exigiria uma emenda constitucional. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), está sendo investigado no âmbito da Operação Lava-Jato por suposto recebimento de propina.

Segundo vários meios de comunicação, em Brasília já se discute saídas para o governo que descartam a sua continuidade do atual presidente no cargo. Cogita-se, inclusive, a cassação da chapa Dilma/Temer no Tribunal Superior Eleitoral como solução ‘honrosa’ para o presidente. Muitos parlamentares falaram em renúncia.

“A gente mata antes da delação”, disse Aécio

Gravação que também teria sido entregue à Procuradoria-Geral da República revelaria diálogo entre o senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, e o dono da JBS, Joesley Batista, na qual o parlamentar teria pedido R$ 2 milhões em propina. Segundo divulgado pelo jornal “O Globo”, o senador teria dito ao empresário para que buscassem nomes de confiança para entregar e receber o dinheiro. “Tem que ser um que a gente mata ele antes de fazer a delação”, disse o senador tucano conhecido por seu desejo de se tornar presidente da República.

São Paulo

A manifestação na capital paulista acontece nesta quinta-feira, 18, a partir das 17hs, no vão do MASP, na Avenida Paulista. Será o  #OCUPAPAULISTA! pelo Fora Temer.