07 de Dezembro de 2004 às 19h53

Presidente do CJF se reúne com direção do Sintrajud

Foto de Leonor Costa
 O coordenador-geral do Sintrajud e da federação nacional (Fenajufe) Adilson Rodrigues acaba de sair de uma reunião com o presidente do Conselho da Justiça Federal, ministro Edson Vidigal, que discutiu a necessidade de que sejam pautadas na próxima reunião do CJF, que acontece no dia 13 de dezembro, reivindicações dos servidores.
Foi destacado o processo que trata da correção monetária sobre o saldo retroativo dos 11,98%. Quando do pagamento, os tribunais utilizaram a Ufir para corrigir os valores entre 1994 e o ano 2000 e o IPCA-e para o pagamento a partir do ano 2000. O último índice garante uma correção melhor e, por isso, o sindicato e a Federação reivindicam que todo o montante seja corrigido pelo IPCA-e. O processo começou a ser julgado na última sessão do Conselho e vários ministros posicionaram-se favoravelmente à reivindicação. Entretanto, já no final da sessão, o ministro Ary Pargendler posicionou-se contra a medida e pediu vistas ao processo, paralisando a votação.
      A direção do Sintrajud e da Fenajufe vai buscar conversar com Pargendler para discutir o tema.
      Outra reivindicação específica pautada na conversa com Vidigal foi a incorporação dos quintos. O ministro informou que o processo ainda está parado no Tribunal de Contas da União, mas ressaltou que estão sendo estudadas formas compatíveis com as exigências do TCU para garantir o benefício aos servidores.
      A Fenajufe e o Sintrajud também farão gestões junto ao TCU na busca de acelerar uma decisão, que os sindicalistas esperam que seja favorável à categoria.
      O diretor da Fenajufe Ramiro Lopez acompanhou Adilson na audiência, pedida pelo Sintrajud. Os dirigentes sindicais também solicitaram ao secretário-geral do CJF, Ney Natal, que sejam incluídos na pauta desta última reunião do ano todos os assuntos de interesse da categoria, especialmente os que se referem a passivos ou diferenças salariais devidas.
Veja aqui outras notícias